Fifa, Brasil, Copa e a torcida para um contrato ser rasgado

Uma Copa do Mundo deteriorada - Foto: Divulgação / Arte/Ricardo Zanei

Uma Copa do Mundo deteriorada - Foto: Divulgação / Arte/Ricardo Zanei

Tudo começou com um show de educação, coisa fina mesmo. A troca de farpas entre Jérôme Valcke, Marco Aurélio Garcia e Aldo Rebelo chegou a um nível quase “RicardoTeixeirístico”, com o seu “cagando de montão”. Mas, confesso: estou torcendo para a Fifa.

Valcke falou a verdade, mas com um palavreado estúpido. Aí o governo Dilma reagiu – com total e absoluta razão – e quer que o cara não seja mais o interlocutor da Copa. Até aí, ação e reação, tudo justo. Aí o Blog do Juca Kfouri traz a notícia que há uma cláusula no contrato da Copa que permite à Fifa rasgar o papel e fazer o Mundial em outro lugar, como você pode ler abaixo:

“E a semana começa com uma tremenda saia justa e uma espada sobre a cabeça porque até junho a Fifa pode desistir de fazer a Copa no Brasil sem ter de pagar um tostão de multa. É claro que esta é uma hipótese remota, impensável mesmo, jamais acontecida. Mas…”

Chama a atenção a frase “sem ter de pagar um tostão de multa”. E quando se fala em dinheiro, essa patotinha envolvida não quer perder, ou melhor, deixar de ganhar um centavo. A Fifa acha que as coisas estão atrasadas, mas parece que ela não sabe que aqui é o Brasil, que as coisas são entregues aos 48min do segundo tempo justamente por causa da grana. E, claro, não podemos esquecer que esse é ano de eleição.

Posso dizer que, diante de tal situação, nunca torci tanto para a Fifa. Não estou traindo a pátria não, pelo contrário. Mas a minha torcida é para que a entidade rasgue de vez essa papelada e jogue o Mundial onde quiser, mas o tire daqui. Como explicar isso?

Acho que o Brasil tem condições de realizar uma bela Copa, mas o problema são as pessoas que estão por trás disso. É o tipo de gente que você compra um carro zero e vai ter problemas.

Se eu fosse dirigente, também gostaria e brigaria para ter uma Copa por aqui. Pense bem: eu trabalho com futebol e não vou querer o maior evento mundial da bola no meu país? Mas eu não sou cartola, sou cidadão, e o que estão fazendo com o nosso dinheiro é uma verdadeira palhaçada.

Por isso, torço para a Fifa, para que o contrato vá para o limbo. Seria algo sem precedentes no futebol mundial. Mais do que isso, seria um tapa na cara sem precendentes em quem está aí construindo estádio, ou melhor, atrasando obra, fritando o dinheiro público a torto e a direito. Talvez se tornasse o choque de decência e honestidade que a nossa sociedade precisa. O problema é que a Fifa é a Fifa e, bem, tem aquele ditado dos “100 anos de perdão”…

Enfim, não vai acontecer, mas, que seria lindo, seria.

5 Comentários

Arquivado em Copa do Mundo, Futebol

5 Respostas para “Fifa, Brasil, Copa e a torcida para um contrato ser rasgado

  1. Oi me chamo felipe e estou interessado em abrir uma loja de vestuário produzidos por mim mesmo aqui no interior de sao paulo em araraquara, meu logotipo seria ou FF, ou Final fantasy ou fifa, precisarei de um investidor que possa colaborar com dez mil reais por mes, obrigado

  2. Filipe Bochino Farisco

    oi estou interessado em abri uma empresa me chamo filipe farisco, meu logotipo seria ff, final fantasy ou fifa, preciso de um investidor que possa investir dez mil reais por mes, obrigado!

  3. Fernando Zanei

    Opiniões e opiniões, não sou totalmente a favor e nem contra a Copa.
    Pense que já existe um roubo descarado de dinheiro público, e com a Copa essa palhaçada aumentou. A Copa pode ainda não ter feito bem algum ao país, porém terá que fazer devido ao fato de virem milhares de gringos de todos os cantos do mundo.

    O governo brasileiro que adora pagar de bom moço lá fora, não vai querer que os visitantes descubram toda a verdade, não da política, mas sobre o cotidiano do brasileiro.
    Haverão mutirões, assim como os que foram feito de “teste” na Vila Cruzeiro e Rocinha, para “limpar” parcialmente esse crime organizado – parcialmente pelo fato de que também existe na política, mas sempre é encoberto – deixando as cidades cedes mais seguras. O fato dessa segurança ser temporária ou não, vai depender do pulso firme dos governos estaduais com o término da competição.

    Outro ponto positivo, são os milhares (ou milhões) de empregos que irão gerar, assim como já está. Não só com as construções, mas também com produzir lembranças artesanais (nosso forte) e até acessórios para curtir a Copa.

    Agora sobre a questão dos estádios, teria que mudar ou impôr algumas regras ou leis. Como por exemplo, essa palhaçada de parar a obra uma vez por mês para aumento salarial ou melhores condições. Que seja feito um contrato, com o acordo dos representantes dos trabalhadores onde realmente unifiquem o salário de acordo com cada cargo, deem condições dignas de trabalho e façam ter alguma multa, para cada trabalhador que assinar, referente a paralisação das obras e/ou motins.

    Quanto ao dinheiro investido nos estádios, me diz qual estádio teve seu terreno comprado e obras 100% pagas pelo clube detentora do mesmo?
    No Brasil, os clubes não têm condições de comprar um terreno digno de estádio de futebol e arcar com todas as despesas. Daí surgem os incentivos e empréstimos pelo BNDS que todos precisam.

    ———————————————

    Momento torcedor

    Agora na moral, os bambis também tiveram ajuda de custo e terreno doado (sendo que tentaram doar o espaço em que hoje se encontra o Parque do Ibirapuera, sendo barrado pelo Jânio Quadros, na época vereador) pela prefeitura e governo do estado.
    É impossível comparar a quantia emprestada para um ou para o outro, por ser uma época diferente, moeda diferente, ou seja, o que podia ser caro antes pode ser barato agora e vice-versa. Tudo mudou.
    Quanto ao local, o Morumbi também era uma área isolada antigamente, e com o estádio a região prosperou, o mesmo poderá acontecer com Itaquera.
    Dói pra você ver o Corinthians construindo um estádio próprio. Você sabe que o Panetone só será usado para shows e eventos longe do mundo do futebol. Quem sabe vocês não conseguem vender e compram um estádio para no máximo 20 mil torcedores, já que vocês não lotariam mesmo. HUAHUAHAUAHUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHAUHAUAHAU

    VAAAAI CORINTHIANS !!!!

    BEIJO DO SEU SOBRINHO LINDO !

  4. Thiago Borges

    Cadão, 100% de acordo!! Rasguem essa merda de contrato e façam o mundial nos EUA… em 6 meses eles transformam os estádios de Football em estádios de Soccer!

  5. Essa cláusula me dá um fio de esperança. Desde o começo eu estou torcendo para que a Copa não seja aqui. Além da vergonha de fazer uma Copa mequetrefe, todo este dinheiro sendo jogado fora e toda esta politicagem e desperdício de energia com algo que trará pouco benefício à população. Acho que se a Dilma fosse presidente quando se escolheu o Brasil, talvez houvesse algum comedimento e bom senso da parte do governo.

Deixe um comentário