A Wlamir Marques, 74, uma reverência

Wlamir Marques - Divulgação/CBB

Wlamir Marques - Divulgação/CBB

16 de julho. Se a data é ruim para o futebol, é uma bênção para o basquete brasileiro. Há 74 anos, nascia um gênio. Wlamir Marques.

Os mais jovens pouco sabem quem ele foi. Até o pessoal da minha geração (30 e alguns) não teve muito acesso à informação, não viu esse cara em quadra. O motivo é simples: não existia a mídia que existe hoje.

Muito se foi dito sobre ele. Talvez a palavra “mito” seja a mais adequada. “Mito” porque é o maior jogador de basquete da história. “Mito” porque é um exemplo como ser humano. “Mito”.

O currículo de Wlamir é dos mais vitoriosos (a trejetória completa está aqui, no site da CBB). O que dizer de um cara que foi a quatro finais de Campeonato Mundial (ganhou duas, Chile-1959 e Brasil-1963, foi vice em outras duas, Brasil-1954 e Iugoslávia-1970) e conquistou duas medalhas olímpícas (Roma-1960 e Tóquio-1964)?

Mas Wlamir foi mais. Foi alma, técnica, coração. Fez parte de uma geração única do basquete nacional, geração dourada da época que o basquete era tratado com seriedade. E Wlamir era o expoente desse Brasil vencedor.

A foto ao lado é do Mundial de 1963. Wlamir, o capitão, levantou a taça, em um dos momentos mais marcantes de sua carreira.

Em lista dos 50 maiores atletas brasileiros de todos os tempos, feita pela Revista ESPN, edição de novembro de 2010, Wlamir aparece em nono. Nada mais justo.

Ali, ele diz, “o basquete é minha vida”. Wlamir, 74 anos, 64 deles em quadra. O basquete agracede. O esporte agradece.  A gente reverencia.

##### Abaixo, vídeos que servem de exemplo da genialidade de Wlamir #####

Wlamir no Juca Entrevista – parte 1

Wlamir no Juca Entrevista – parte 2

Wlamir no Juca Entrevista – parte 3

Wlamir em matéria no Grandes Momentos do Esporte

Deixe um comentário

Arquivado em Basquete, No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s